Atenção com as mudanças na legislação de trânsito em 2018

Atenção com as mudanças na legislação de trânsito em 2018

NOTÍCIAS
17:59 - 13/03/18
POR FLEET

Todos os anos, a legislação de trânsito passa por uma série de alterações. Se você ainda não sabe quais serão as novidades em 2018, não deixe de ler esse post. Preparamos um resumo imperdível com as 9 principais mudanças na legislação de trânsito que passarão a valer no país. Confira!

Maior punição para morte provocada por motorista bêbado
A punição para motoristas alcoolizados que provocarem morte no trânsito ficará mais rígida em 2018. Antes, a pena poderia ir de 2 a 4 anos de prisão. Agora, passa para 5 a 8 anos. Além disso, a condenação não poderá mais ser substituída por serviços à comunidade. Lembre-se: se beber, não dirija.

Multa para pedestres e ciclistas
A partir de abril de 2018, começa a valer a aplicação de multas a pedestres e ciclistas que andarem fora das áreas determinadas ou pedalarem de forma agressiva. Os pedestres poderão pagar multa no valor de R$44,19, enquanto os ciclistas devem pagar R$ 130,16.

CNH digital
Até 1º de fevereiro, todos os Detrans do país devem estar aptos a emitir a carteira de habilitação digital, que poderá ser acessada por meio de aplicativo para celular e tem a mesma validade da CNH em papel. Cada estado fica responsável por definir o custo da emissão.

CNH com chip
Até 2019, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai ganhar novo formato com o objetivo de dificultar fraudes. A carteira passará a ser um cartão de plástico com microchip semelhante aos cartões de crédito e débito.

CRLV digital
Outro documento que ganhará uma versão digital é o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV). Até dezembro de 2018, o CRLVe, como será chamado, deverá ser implantado em todo o país.

Cinto de segurança de 3 pontos
Os cintos de segurança de três pontos também deverão aparecer em todos os bancos dos veículos lançados em 2018, com prazo máximo para mudança em 2020. O apoio para cabeça também deverá estar presente em todos os bancos. Atualmente, a maioria dos carros conta com cinto abdominal na posição central do banco traseiro.

Sistema Isofix
O Isofix, sistema que permite um prático encaixe para as cadeirinhas infantis nos veículos sem a necessidade de uso de cinto de segurança, deverá ser item básico dos carros lançados a partir de 2018. O prazo máximo para a mudança é 2020.

ABS ou CBS nas motos
A partir de 2018, 60% do total de novas motos no mercado devem contar com freio ABS, para motocicletas com mais de 300 cc, ou CBS. Antes, o índice era de 30%. Em 2019, a exigência será de 100% das motos do país.

Pagamento de multas com cartões de débito ou crédito
Em 2018, deve crescer o número de pagamentos de multas com cartões de crédito e débito, medida que entrou em vigor no final do ano passado. O valor poderá ser parcelado, mas é possível que haja cobrança de juros.

Agora que você conhece as principais mudanças na legislação de trânsito que passarão a valer no país em 2018, não deixe de se certificar que está agindo de acordo com as regras e continue atento a outras novidades que possam surgir.

Mais notícias