Vantagens para quem compra carro em nome da empresa

Vantagens para quem compra carro em nome da empresa

NOTÍCIAS
13:35 - 14/03/18
POR FLEET

A compra como pessoa jurídica pode ser uma boa oportunidade para garantir um carro zero na garagem. Diferente das vendas para taxistas e pessoas com deficiência, que pagam menos no produto por terem isenções fiscais, as montadoras oferecem descontos diretos para quem compra um carro com o número do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas). O abatimento depende da marca e do modelo, além da quantidade de unidades compradas. No geral, os mais baratos recebem descontos maiores e as condições de pagamento são as mesmas de uma venda comum.

Na Toyota, todos os modelos estão disponíveis para a compra de empresas, com descontos que variam entre 3% (SW4) e 7% (Etios) por unidade. No caso do Corolla, a compra de uma unidade sai com o desconto em torno de 5%, mas se o pedido for de dois carros ou mais, o abatimento salta para 7%. O pós-venda continua igual, com garantia de três anos ou 100 mil km.

Para comprar um carro da Fiat com o desconto para empresas, o cliente precisa ter em mãos o número do CNPJ e uma cópia do contrato social, que certifica se a pessoa é dona ou sócia do estabelecimento. Além disso, a montadora confere se a empresa é saudável e está de acordo com as leis brasileiras.

Os descontos são determinados a partir do tamanho da empresa e da frota que será adquirida. Locadoras de veículos, por exemplo, possuem descontos diferenciados porque compram muito. Todos os modelos das marcas FCA (Fiat, Jeep, Dodge, Chrysler e Ram) são produzidos e faturados para CNPJ, sendo que os descontos variam, em média, de 6 a 18%.

As condições de pagamentos continuam iguais, e o cliente pode escolher pagar à vista, através de financiamento, consórcio ou leasing. O pós venda, no entanto, muda um pouco. O tempo de garantia cai de três para um ano, isso porque os carros pertencentes à empresas acabam rodando mais.

Cuidado com as dívidas e regras
Só é necessário ficar atento à situação financeira da empresa. A partir do momento em que a compra do veículo é feita através do CNPJ, o carro fica vinculado a tudo que acontecer com o negócio. Em caso de falência ou venda, o veículo continua em nome do empreendimento. Já se a empresa não pagar as multas de trânsito, ela fica com dívida no Detran.

Na hora de vender o carro adquirido com desconto do CNPJ, cada montadora pode impor regras próprias. Após a compra com desconto, o proprietário é obrigado a permanecer com o carro em nome da empresa pelo período de 180 dias. No final do prazo, a venda pode ser feita normalmente para terceiros ou concessionárias. No entanto, se o consumidor desrespeitar a regra vendendo o carro antes do período estabelecido, ele será bloqueado para compras como pessoa jurídica na Volkswagen. As compras como pessoa física continuam liberadas.

Como é feita uma documentação no Detran no momento da compra do carro zero, a Volkswagen consegue controlar o número de veículos emplacados da marca. Se o proprietário vender o carro antes do prazo estipulado, a ASSOBRAV (Associação Brasileira de Distribuidores Volkswagen) tem acesso às datas da primeira venda e da transferência para o segundo comprador, que fica registrada em cartório.

Mais notícias