Uma dúvida muito comum entre os gestores de logística é se vale mais a pena manter uma frota própria ou terceirizar esse tipo de serviço. Esse questionamento é muito natural e plausível, uma vez que existem diversas vantagens e desvantagens em cada uma das escolhas — tudo depende da necessidade da empresa.
No artigo de hoje vamos falar um pouco mais sobre como é a gestão de uma frota própria e de uma frota terceirizada. Assim fica mais fácil esclarecer qual delas é a melhor opção para o seu modelo de negócios.
Entre as principais vantagens de realizar a gestão de uma frota própria estão: a possibilidade de manter o controle centralizado, a agilidade e a independência do processo de decisão. Convenhamos: esses são pontos bastante positivos, concorda?
Isso quer dizer que todos os aspectos — desde os mais operacionais, como as manutenções, e até o planejamento, por exemplo — são todos de responsabilidade da empresa. Esses pontos fazem com que seja mais fácil se planejar, pois a empresa consegue oferecer um serviço de mais qualidade e pontualidade.
Além disso, ela também consegue ter uma reação mais rápida em caso de emergências e manter mais contato com o cliente a todo o momento. A frota própria pode ser uma boa opção por ter algumas características interessantes e já bem definidas:
Essas características chamam a atenção por oferecerem, acima de tudo, controle. Esse controle é muito valorizado por empresários, que gostam de ter seus caminhões e carros no pátio da empresa. Assim, eles ficam sempre disponíveis para enviar ou buscar seus produtos.
Esses empresários consideram que, após um grande investimento inicial — que envolve a compra de toda essa frota, mais os processos de seleção e implantação —, o custo é menor em comparação à frota terceirizada.
Além de a frota ser terceirizada, vale lembrar que ela pode seguir dois formatos diferentes: terceirizando apenas os veículos que serão utilizados na operação ou terceirizando os veículos e os motoristas (que costumam ser autônomos).